Planejamentos

Planejamento Previdenciário: como funciona e por que fazer?

O planejamento previdenciário é um dos serviços mais importantes quando falamos de previdência.

É uma medida cujo objetivo é trazer agilidade para o trabalhador, minimizando erros e agilizando o encaminhamento até a aposentadoria.

O sistema previdenciário do Brasil é burocrático e complexo. Com diversas opções de aposentadoria e regras, é importante estar em dia com o recolhimento das contribuições e com os documentos trabalhistas. 

Além disso, saber quais são os seus direitos e o que esperar da aposentadoria do INSS é primordial!

Acompanhe esse texto até o fim e entenda o que é, como fazer e quanto custa um planejamento previdenciário.

O que é e para que serve?

O planejamento previdenciário é o estudo do histórico de tempo de serviço, da idade e das contribuições previdenciárias que o segurado possui com os diversos Regimes de Previdência, além da análise das atividades desenvolvidas ao longo da carreira, os salários de contribuição e a legislação aplicada ao caso específico.

O documento irá apurar os resultados já existentes e realizando projeções futuras para orientar o segurado acerca das possibilidades de aposentadoria que possui e qual lhe será mais vantajosa. Em outras palavras, é a análise da situação do segurado na busca pelo melhor benefício em menor tempo possível.

O planejamento permite organizar a vida contributiva de forma preventiva. Evitando prejuízos com recolhimentos desnecessários, equivocados e com código errado, com contribuições abaixo do mínimo exigido, com períodos contribuídos e não registrados nos CNIS, com pendências e erros, entre outras inconsistências.

Vale ressaltar que o ideal é que um profissional previdenciário auxilie com a elaboração do planejamento previdenciário

Além de saber os detalhes de cada aposentadoria, ter ajuda de um especialista pode fazer a diferença quando o assunto é selecionar o melhor benefício.

Caso queira ler mais sobre o assunto, Clique aqui.

Compartilhe com amigos